sábado, 29 de novembro de 2014

Projeto Smash Literário 10

Olá pessoal! 

Os temas da vez são: Livro que me fez chorar e Livro que marcou a adolescência


Para esse tema eu li Métrica e Pausa mas como não chorei,  acabei mudando para esse livro lindo da Jojo que eu li em junho. Esse sim, fez as lágrimas rolarem...






A autora conta a história de Louise, uma garota comum que mora com os pais,  tem um namorado- que ela não sabe se gosta-  e acaba de perder o emprego em um café. Sua vida muda totalmente  ao aceitar o emprego de cuidadora de Will -  um cara rico, bem sucedido, aventureiro, bonito e preso a uma cadeira de rodas. 






É uma história de amor que foge dos clichês. O casal tem personalidades bem opostas,  e justamente essas diferenças que vão uni-los. 

A escrita é tão gostosa e envolvente, que vamos nos apaixonando pelo casal. Os diálogos são inteligentes e divertidos.  Adoro as ironias e mau humor do Will! 



Mas é ao mesmo tempo, um livro denso e  com momentos bem dramáticos. Um livro que nos faz pensar sobre várias coisas... e deixa um vazio quando termina...



O título " como eu era antes de vc" é perfeito para Will e Lou.  É uma história   que  mostra o quanto o amor é transformador.  E nos faz refletir sobre a capacidade de amar e a capacidade de abrir mão desse amor.   


Lindo! Tem que ler para saber! E para viver todas essas emoções ... e lágrimas! 



Vamos ao segundo tema do mês: 




O meu gosto pelos clássicos vem da adolescência... Pensando sobre esse tema, não pude deixar de lembrar de Dom Casmurro e do quanto essa leitura foi marcante. Li aos 15 anos na escola e lembro que depois de ler tantos romances "água com açúcar", Machado foi minha salvação!  Apesar da linguagem de época, a narrativa inteligente e irônica é bastante atual. E isso me conquistou na adolescência e voltou a me conquistar agora. 



Uma das pérolas de Machado..Adoro seu humor sarcástico.



A grande diferença é que na primeira leitura eu acreditava totalmente na inocência de Capitu, pela minha própria visão inocente do mundo e das relações humanas. Hoje eu já não defenderia Capitu com tanta certeza...

Na minha opinião, Machado não escreveu um romance  de amor, e sim um romance sobre o adultério. Capitu traiu ou não Bentinho ? É uma pergunta sem resposta.  Uma dúvida criada pela genialidade de Machado e  que  sempre vai persistir na mente de seus leitores. 

Um Clássico que vale a pena conhecer!


Obrigada pela visita! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário